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A RENTABILIDADE DO NEGóCIO ESTá NOS DETALHES

Pistolas para pintura mais eficientes asseguram redução de desperdícios e economia na repintura automotiva

A STEULA EQUIPAMENTOS LTDA, fabricante nacional de pistolas para pintura localizada em Pedreira-SP tem desenvolvido ações de conscientização sobre uso de pistolas para pintura que reduzem desperdícios e aumentam a rentabilidade do negócio no mercado de repintura automotiva.

A repintura automotiva vem ganhando contornos cada vez mais sofisticados no Brasil e no mundo e essa sofisticação resulta da evolução das tintas automotivas que ao longo dos anos vem passando por melhorias gradativas e constantes, resultantes da adição de pigmentos e aditivos e da seleção de resinas que conferem melhores propriedades à tinta e ao verniz automotivo, aumentando sua resistência, sua durabilidade, sua aderência, tornando a secagem mais rápida e aumentando seu brilho, além de conferir vários outros efeitos desejados para a pintura dos veículos.

Mais recentemente temos visto o surgimento de pigmentos fosforescentes e fluorescentes para a aplicação em pinturas especiais, uso de cores vibrantes, efeito perolizado e verniz fosco: são muitos os recursos para customização e valorização de veículos e essas novidades são muito apreciadas por seus proprietários.

Essas tintas cada vez mais “tecnológicas” naturalmente são mais caras que as tintas comuns, e nesse contexto, qualquer redução de desperdício de tinta será bem-vinda pois proporcionará economia significativa.

Na repintura automotiva a maior parcela do desperdício resulta da formação de névoa, processo que resulta do impacto da tinta propulsada pelo ar comprimido com a superfície de pintura.  Quanto maior for a pressão do ar comprimido maior será o impacto e consequentemente maior será a névoa resultante.   A névoa contém partículas de tinta que não aderiram à superfície pintada e permanecerão suspensas no ambiente até chegar ao solo por ação da gravidade.

No passado as pistolas para pintura trabalhavam com alta pressão de ar comprimido. Eram pistolas que operavam por sucção da tinta e por isso mesmo a pressão do ar deveria ser necessariamente maior para que a pistola pudesse succionar a tinta a partir da caneca que ficava na parte inferior da pistola.

Com o passar do tempo surgiram as pistolas para pintura do tipo “gravidade”, com caneca acima do corpo da pistola para pintura, e com isso foi possível reduzir a pressão do ar comprimido pois a própria ação da gravidade facilitava o fluxo de tinta para o bico da pistola.

Nessa inversão de posição do reservatório de tinta de baixo para cima já houve uma redução de desperdício pois nas pistolas com reservatório de tinta inferior sempre restava tinta que não podia ser succionada pelo tubo pescador, ao passo que, nas pistolas com reservatório superior a tinta escoa por completo via gravidade, sem deixar resíduo na caneca.

Posteriormente surgiram as pistolas HVLP e LVLP.   Essas pistolas carregam o conceito básico de trabalhar com pressão reduzida do ar comprimido no interior da capa de ar.  E isso foi possível com adoção de conceitos vindos da engenharia de mecânica dos fluidos, priorizando escoamentos laminares e evitando escoamentos turbulentos do ar comprimido.   Melhores projetos da parte anterior das pistolas para pintura, onde se encontram o conjunto bico + agulha + capa de ar resultaram em melhor atomização da tinta e permitiram que uma pistola para pintura funcionasse com pressão reduzida.

“As pistolas para pintura LVLP da STEULA operam com pressão de trabalho de apenas 22 PSI” o que era algo inimaginável no passado.

Com baixa pressão de trabalho se consegue maior transferência de tinta.  E quanto maior a taxa de transferência de tinta maior parcela da tinta aplicada ficará aderida à superfície de pintura e menores serão os desperdícios. Outros detalhes sobre o  conceito de taxa de transferência de tinta podem ser obtidos no site da empresa: www.steula.com.br.

O processo de atomização nas pistolas mais modernas foi muito aprimorado ao longo dos anos. 

Atomização é o processo de dividir a tinta em partículas líquidas diminutas e isso se faz para que a distribuição da tinta / verniz seja uniforme durante sua pulverização. O jato de tinta de uma pistola para pintura automotiva tem aspecto de leque e a tinta não pode estar concentrada nas extremidades desse leque; o leque formado também não pode estar “carregado de tinta” em sua área central.  Para ser “um bom jato” ele deve apresentar distribuição uniforme de tinta para garantir uma cobertura também uniforme.

As técnicas de aplicação das tintas e vernizes vêm também evoluindo e proporcionando melhores resultados tanto em termos de qualidade da pintura como em termos de redução de desperdícios, o que por sua vez se traduz em economia de material, economia de energia e menores impactos para o meio-ambiente.

As pistolas para pintura LVLP e HVLP, por trabalharem com baixa pressão do ar, produzem pouca névoa, resultando em melhor aproveitamento da tinta, menores desperdícios e melhor ambiente de trabalho para o profissional de pintura.

Com a redução da pressão do ar comprimido também se obtém economia de energia e de manutenção, pois os compressores serão menos exigidos.

E todas essas reduções de desperdícios de tinta e de energia refletirão positivamente no aumento da rentabilidade da oficina de reparação automotiva.

A STEULA fabrica equipamentos, ferramentas e acessórios para uso com ar comprimido há exatos 66 anos e sua fábrica está em Pedreira-SP onde conta com 2.600 m2 de área construída. É uma empresa brasileira e sua linha de pintura conta com pistolas para pintura, pistolas para emborrachamento e aerógrafos, que também são usados em micropintura automotiva. A linha de pistolas para pintura, pistolas para emborrachamento e aerógrafos e todos os seus demais produtos são comercializados exclusivamente através de seus mais de 2.000 distribuidores brasileiros. 

 




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